Algumas definições

Entusiastas do volante, amantes incondicionais do 4x4, apaixonados das fantásticas viaturas ou condutores simplesmente intransigentes… Já podem descobrir todas as novas sensações da condução! Oferecer ao número máximo de pessoas o prazer da condução desportiva, controlada e sem compromisso em qualquer circunstância... Esta é a missão da BFGoodrich; algumas seguintes definições dão-te as bases necessárias.

LÉXICO DO GUIA DE CONDUÇÃO

Reatividade

Picto réactivité virage à droite
Picto réactivité virage à gauche

É a velocidade e amplitude de resposta do pneu/veículo às solicitações do condutor. Esta resposta pode definir a "caráter desportivo" do pneu.

TRANSFERÊNCIA DE CARGA

TRANSFERÊNCIA DE CARGA DIANTEIRA-TRASEIRA

Trata-se de uma transferência de peso para a parte dianteira ou traseira do veículo caso o condutor trave ou acelere.

Picto transfert de charge à l'accélération

Quando aceleras, a parte dianteira do veículo tem tendência para se elevar e a parte traseira para se baixar. Fala-se de uma transferência para a parte traseira. Neste caso, o eixo traseiro suporta o peso do veículo.

 
Picto transfert de charge au freinage

Quando travares, a parte dianteira do veículo tem tendência para baixar e a parte traseira para aliviar o peso. Neste caso, fala-se de transferência do peso da carga para a parte dianteira. O eixo dianteiro suporta todo o peso do veículo.

TRANSFERÊNCIA DE PESO LATERAL

Quando o veículo se aproxima de uma curva, o peso passa das rodas no interior da curva para as rodas no exterior da curva devido à força centrífuga ou força lateral feita no veículo.

SOBREVIRAGEM E SUBVIRAGEM

A SOBREVIRAGEM

Picto survirage

A sobreviragem é um desvio do eixo traseiro superior ao do eixo dianteiro. A viatura parece querer virar mais do que lhe é pedido. O teu veículo tem tendência para entrar demasiadamente em sobreviragem quando vira.

A SUBVIRAGEM

Picto sous-virage

A subviragem é um desvio do eixo dianteiro superior ao do eixo traseiro. A viatura parece querer continuar a ir a direito, mesmo que tenhas virado as rodas. O veículo tem tendência para sair da curva.

A TRAÇÃO 4X4

Picto traction 4x4

A tração 4x4 é semelhante ao controlo ou aderência ou mesmo “aderência” ao asfalto. Uma boa tração confere aos pneus 4x4 uma excelente motricidade em todos os tipos de terreno: betume, gravilha, areia, lama…

ÂNGULO DE DESVIO

O ângulo de desvio é a diferença entre a direção do trajeto da roda e a direção do trajeto do veículo.

BINÁRIO DE TRAVAGEM

Técnica popular entre os corredores de “dragsters” e os controladores de estrada para melhorar a aceleração na linha de partida; consiste em utilizar os travões e acelerar ao mesmo tempo, aumentando as rotações do motor/minuto até ao relaxamento dos travões.

DESLIZAMENTO (OU DESVIO)

Este termo descreve uma perda de aderência numa curva ou de aceleração no ponto de partida. Os pneus deslizam em vez de se agarrarem à superfície da estrada.