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A etiquetagem dos pneus - informações dos pneus

A etiquetagem dos pneus para os veículos de turismo e comerciais ligeiros é obrigatória desde 1 de novembro de 2012.

[Regulamento Europeu n.º 1222/2009]

Estas novas disposições regulamentares representam um grande avanço sobre as informações dos pneus prestadas ao consumidor em matéria de segurança (travagem em piso molhado) e outros fatores ambientais (resistência ao rolamento, ruído exterior). Esta etiquetagem deve apresentar ao consumidor informações relativas ao consumo de combustível, aderência em piso molhado e ruído exterior do rolamento dos pneus.

A intenção do regulamento

O objetivo do novo regulamento é aumentar a segurança e a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário através da promoção de pneus energeticamente eficientes, seguros e com baixas emissões sonoras. A etiquetagem dos pneus deverá permitir aos consumidores fazer as escolhas mais informadas, permitindo considerar estes três elementos, para além de outros critérios normalmente considerados no momento da compra.

Contudo, é importante estar ciente de que a economia em termos de combustível e a segurança rodoviária dependem também, em grande parte, dos condutores e particularmente dos seguintes aspetos:

  • a condução ecológica pode reduzir significativamente o consumo de combustível,
  • a pressão de ar dos pneus deve estar correta e ser verificada com frequência para garantir a otimização do consumo de combustível e da aderência em piso molhado,
  • as distâncias de travagem devem ser sempre estritamente respeitadas.
     

É importante considerar o facto de os três critérios descritos na etiqueta, ainda que importantes, não representam de maneira exaustiva o desempenho dos pneus.

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Consumo de combustível

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No lado esquerdo da etiqueta indica-se o contributo do pneu no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

Os pneus, principalmente devido à sua resistência ao rolamento, representam cerca de 20% do consumo de combustível dos veículos. Portanto, uma redução na resistência ao rolamento pode contribuir de forma significativa para a eficiência energética do transporte rodoviário e, consequentemente, para a redução de emissões de CO2. É o valor de resistência ao rolamento, medido num simulador, que determina o nível de eficiência do pneu.

Qual é a diferença entre um pneu A e um pneu G?

A diferença na resistência ao rolamento é significativa e representa uma evolução tecnológica de várias gerações de pneus.

Num veículo de turismo, o impacto sobre o consumo de combustível entre um pneu A e um pneu G é muito importante, representando cerca de 0,5 l/100 km. Aproximadamente, 80 litros de combustível/ano (para 15 000 km/ano).
Mais de 100 €/ano para um veículo a gasolina (com o preço do combustível a 1,30 €/l).

Se o impacto económico para o consumo é muito importante, o impacto ambiental não é menor, porque esta diferença no consumo corresponde a 12 g de emissões de CO2 por km.

Aderência em piso molhado

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No lado direito da etiqueta indica-se a performance do pneu na travagem em piso molhado. As medições realizam-se no veículo, segundo as condições fixadas pela regulamentação europeia (velocidade, características da estrada, altura da água, temperatura, etc.).

A classificação estabelece-se através da performance do desempenho do pneu testado com um pneu de referência.

Qual é a diferença entre um pneu A e um pneu F? (Para esta performance de segurança, a classe G não é autorizada, pois os pneus não estão autorizados a serem comercializados).

A diferença na distância de travagem entre um veículo equipado com pneus da classe A e um veículo equipado com pneus da classe F é superior a 18 metros.

Ruído exterior de rodagem do pneu

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O ruído durante a circulação é um transtorno importante. A parte inferior da etiqueta indica o nível de ruído do pneu, que é emitido para o exterior do veículo, e não o ruído percetível pelo condutor no interior do seu veículo. O número representa o nível sonoro em decibéis.

Além do valor do ruído em decibéis dB(A), um pictograma mostra se o valor do ruído exterior de rodagem do pneu é superior ao limite futuro do valor obrigatório europeu (3 ondas negras = pneu mais ruidoso), entre o limite futuro do valor e 3 dB abaixo (2 ondas negras = pneu médio) ou mais de 3 dB abaixo do limite futuro do valor (1 onda negra = pneu de baixo ruído).

Outros suportes de informação para os utilizadores

Para as categorias de pneus para viaturas particulares, comerciais ligeiros e de pesados, a informação da etiquetagem será apresentada na documentação técnica promocional dos fabricantes, incluindo na Internet.

A mesma informação deverá figurar legalmente em (ou com) a fatura de venda dos pneus emitida ao comprador. O utilizador terá, então, a possibilidade de melhorar o seu conhecimento sobre os produtos e de os comparar em função dos critérios.

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