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Guia de condução

Tudo aquilo que sempre quiseste saber sobre condução, mas que nunca ousaste perguntar? Não é propriamente isso, mas ficam aqui alguns conselhos quanto à forma de tirares o máximo partido dos teus pneus para te fazeres à estrada em segurança.
Ter pneus BFGoodrich é sem dúvida um bom ponto de partida, mas a tua forma de conduzir e os locais por onde o fazes são fatores igualmente importantes.

Algumas definições

Entusiastas do volante, amantes incondicionais do 4x4, apaixonados das fantásticas viaturas ou condutores inabaláveis: todos podem descobrir todas as novas sensações da condução. Oferecer ao número máximo de pessoas o prazer da condução desportiva, controlada e sem compromisso em qualquer circunstância... Esta é a missão que a BFGoodrich estabeleceu; algumas das seguintes definições dão-te as bases necessárias.

GLOSSÁRIO DO GUIA DE CONDUÇÃO

Reatividade

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É a velocidade e amplitude de resposta do pneu/veículo às solicitações do condutor. Esta resposta pode definir o “caráter desportivo” do pneu.
 

TRANSFERÊNCIA DE PESO

TRANSFERÊNCIA DE PESO DIANTEIRA/TRASEIRA

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Trata-se de uma transferência de peso para a parte dianteira ou traseira do veículo caso o condutor trave ou acelere.

Quando aceleras, a parte dianteira do veículo tem tendência a levantar e a parte traseira a baixar. Neste caso, ocorre uma transferência de peso para a parte traseira e o peso do veículo é suportado pelo conjunto dos pneus traseiros.

Quando travas, a parte dianteira do veículo tem tendência a baixar e a parte traseira a levantar, ocorrendo uma transferência de peso para a dianteira. Neste caso, o peso do veículo é suportado pelo conjunto dos pneus dianteiros.

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TRANSFERÊNCIA DE PESO LATERAL

Quando o veículo realiza uma curva, o peso passa das rodas no interior da curva para as rodas no exterior da curva devido à força centrífuga aplicada no veículo.

SOBREVIRAGEM E SUBVIRAGEM

A SOBREVIRAGEM

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A sobreviragem é um desvio do eixo traseiro superior ao do eixo dianteiro. A viatura parece querer virar mais do que lhe é pedido. O teu veículo tem tendência a realizar uma curva muito ampla.

A SUBVIRAGEM

A subviragem é um desvio do eixo dianteiro superior ao do eixo traseiro. A viatura parece querer continuar a ir a direito, mesmo que tenhas virado as rodas. O veículo tem tendência para sair da trajetória indicada.

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TRAÇÃO 4X4

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Num veículo de tração integral, a tração é semelhante à aderência ao asfalto. Uma boa tração confere aos pneus 4x4 uma excelente motricidade em todos os tipos de terreno: alcatrão, gravilha, areia, lama, etc.

ÂNGULO DE DESVIO

O ângulo de desvio é a diferença entre a direção do trajeto da roda e a direção do trajeto do veículo.

BINÁRIO DE TRAVAGEM

Técnica popular entre os corredores de “dragsters” e os diretores de corrida para melhorar a aceleração na linha de partida. Consiste em utilizar os travões e acelerar ao mesmo tempo, aumentando as rotações do motor até soltar os travões.

DERRAPAGEM

Este termo descreve uma perda de aderência em curva ou em aceleração à saída da curva. Os pneus patinam em vez de se agarrarem à superfície da estrada.

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