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Etiquetagem europeia de pneus, como lê-la?

É possível que tenhas reparado que todos os pneus de automóveis novos (automóveis turismo, 4x4, SUV e camiões ligeiros) possuem uma etiqueta de classificação.
Esta etiqueta europeia de pneus é uma parte de um regulamento introduzido pela Comissão Europeia em 1 de novembro de 2012 cujo principal objetivo é reduzir as emissões de gases estufa do transporte público.

Sabias que este Regulamento foi reforçado desde 1 de maio de 2021?

A etiquetagem dos pneus foi modificada. Este é um grande passo à frente para os utilizadores finais, já que a nova etiqueta proporciona informação mais clara sobre segurança (índice de aderência em molhado dos pneus) e parâmetros ambientais (índice de eficiência de combustível e de ruído dos pneus).
O guia de etiquetas de pneus da UE a seguir apresentado ajudar-te-á a compreender estas mudanças para eleger o melhor pneu.
 

Guia de etiquetas de pneus da UE

A etiqueta europeia dos pneus é fácil de entender. Cada parâmetro está representado por um símbolo e uma escala de classificação alterada desde 1 de maio de 2021:

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Nova etiquetagem europeia de pneus

1 e 2 - Os símbolos de "eficiência de combustível dos pneus" e "travagem em molhado" classificam os pneus entre A e E (A é o pneu mais eficiente e E o menos eficiente).

3 - O símbolo “Nível de ruído exterior” é medido em decibéis (db) e tem 3 escalas (A, B, C).

4 - Os símbolos "3PMSF" e,ou "Aderência sobre gelo" podem aparecer junto ao símbolo "Ruído exterior" quando um pneu é elegível.

5 - Há um código QR disponível para scan. Está diretamente vinculado à base de dados europeia (EPREL) e proporciona-te toda a informação sobre a etiquetagem do pneu e a folha de informação do produto.

6 - Marca do fabricante do pneu, referência do identificador do pneu, designação do tamanho do pneu, classe de pneu.

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Indicador de eficiência de pneus

O propósito desta etiqueta europeia é proporcionar informação transparente sobre o rendimento de um pneu. Baseia-se em 3 critérios principais (medidos em pneus novos):

A posição de um pneu nestas três escalas permite-te ter uma informação objetiva sobre a sua energia, segurança e rendimento de som. Dá-te a possibilidade de fazeres uma comparação mais racional antes de comprares o teu pneu.

Um pneu com boa classificação ajuda-te a melhorar a poupança de combustível, economizar dinheiro e garantir um elevado nível de segurança e comodidade.

Porquê esta evolução?

Estas etiquetas permitem-te, como consumidor, tomar uma decisão informada ao comprares pneus. Um dos seus principales valores é também destacar os pneus de baixo consumo que podem ajudar a melhorar a eficiência no meio ambiente do transporte por estrada.

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Explicação dos indicadores das etiquetas dos pneus

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Eficiência de combustível

Esta categoria representa a contribuição do pneu na eficiência do combustível e na emissão de gases estufa.

Como funciona?
Os pneus, principalmente devido à sua resistência ao rolamento (energia requerida por um pneu para mantê-lo em movimento), representam aproximadamente 20% do consumo de combustível do veículo.
A escolha de um pneu com baixa resistência ao rolamento pode reduzir significativamente o consumo de combustível e, em consequência, reduzir as emissões de CO2.

Como se mede?
Este valor de resistência ao rolamento mede-se numa máquina de simulação.

Qual é a diferença entre pneus com classificação A e os pneus com classificação E?

172 € (1)  

de poupança de combustívem em média.

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EFICIÊNCIA DE ADERÊNCIA EM SOLO MOLHADO

A parte direita da etiqueta representa o rendimento do pneu em travagens molhadas.

Como funciona?
Ao ser o único ponto de contacto com a estrada, o pneu joga um papel importante na segurança.
O seu objetivo é " agarrar-se" à estrada em todas as circunstâncias (clima e superfícies do solo).

Como se mede?
As medições são realizadas num veículo, de acordo com as condições específicas definidas pelo Regulamento Europeu (velocidade, tipos de vias, profundidade de água, temperatura…)
O grau define-se comparando o rendimento do pneu testado com um pneu testemunho.

Qual é a diferença entre os pneus com classificação A e os pneus com classificação D?

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9 m(2)  

é a diferença de distância de travagem em média para um veículo que circula a 80 km / hy equipado com pneus com classificação A em comparação com os pneus com classificação D.

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EFICIÊNCIA DE RUÍDO EXTERIOR

Como funciona?
O ruído dos pneus relacionado com o tráfego é uma contaminação importante.
Este critério de classificação dá-lhe o nível de ruído dos pneus (em decibéis), fora do veículo (não o ruído que se escuta dentro do teu veículo).
As letras A, B ou C substituem as 3 ondas (3 ondas = C).
A uma velocidade constante de 80 km / h, o ruído gerado pelo pneu é superior ao ruído do motor. Este ruído também pode variar segundo as superfícies da estrada e o tipo de pneus.

Um PNEU com classificação A é METADE RUIDOSO que um
pneu classificado B (3)

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Floco de neve e montanha de 3 cumes (3PMSF)

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Como funciona?
Este símbolo é para pneus que garantem um rendimento real no inverno: foram concebidos para utilização na neve e cumpriram todos os requisitos definidos durante a fase de teste (4).

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é a redução da distância de travagem de um veículo equipado com pneus de inverno e que circule a 50 km / h em estradas com neve em comparação com um pneu de verão (5).

Símbolo de aderência no gelo

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Como funciona?
Ter uma boa aderência em estradas com gelo é fundamental para garantir a segurança.
O novo pictograma "Ice Grip" está desenhado para pneus com a distância de travagem mais curta sobre gelo. Estes pneus foram concebidos para superfícies de estradas cobertas de neve e gelo compactos. Só devem ser usados em condições climatéricas severas (como nos países nórdicos).
Não devem ser utilizados em condições climatéricas menos severas (temperaturas mais quentes ou condições de humidade) já que o seu rendimento pode ser subvalorizado (especialmente para manobrabilidade, desgaste e aderência em molhado).

Vai mais além em segurança e eficiência de combustível

É importante ter em conta que a poupança de combustível e a segurança rodoviária também estão relacionadas com os comportamentos de condução:

  • A condução ecológica é um deles e pode reduzir significativamente o consumo de combustível.
  • A pressão de enchimento dos pneus deve ser correta e ser comprovada periodicamente para garantir um consumo de combustível ótimo e aderência em molhado.
  • Deve-se respeitar sempre as distâncias de travagem.


Como foi dito anteriormente, a nova etiquetagem dos pneus da UE é uma iniciativa importante que permite aos condutores compreender melhor o impacto real que o rendimento dos pneus pode ter nas suas vidas e na sociedade em geral. No entanto, não cobre todas as solicitações expressas pelos consumidores, nem todas as suas utilizações.

Menções legais

(1) Baseado em poupanças de 150 litros de combustível numa distância de 40.000 km a 1,15 € por litro (média ponderada). O efeito pode ser alterado segundo o veículo e as condições de condução. Rendimento medido de acordo com o método de teste estabelecido no regulamento UN ECE R117.
(2) Rendimento de travagem de 80 km / a 20 km / h, medido de acordo com o método de teste estabelecido no regulamento UN ECE R117.
(3) O ruído é medido num veículo que circula a 80 km / h com o motor desligado, medido de acordo com o método de teste estabelecido no regulamento UN ECE R117.
(4) Ensaio de eficácia de travagem em condições invernosas segundo o método ETRTO (Organização Técnica Europeia de jantes e Jantes).
(5) Diferença média na distância de travagem de um pneu de inverno em comparação com um pneu de verão. Distância de travagem em superfície com neve de 50 a 0 km / h. Testes TÜV SÜD 2013, na dimensão 205/55 R16, realizadas a -5 ° C.
(6) Rendimento de travagem no gelo de 20 km / a 5 km / h, medido de acordo com o método de teste estabelecido na Norma ISO 19447.

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