Os nossos conselhos para 4x4
Os nossos conselhos para 4x4
Passagem de inclinações, travessia de pontes, passagem de vaus, adaptação da pressão dos pneus às propriedades da pista,etc. Se quiseres aprender, fá-lo com especialistas:
A BFGoodrich tem mais de 200 títulos de palmarés em rallys e rally-raids entre os quais os célebres Baja 1000, Dakar, Australasian Safari e a Taça do Mundo Rally-Raids.
Pode dizer-se que a BFGoodrich tem a paixão e o domínio do Off Road*
Porque quando se conduz em off-road extremo, não há espaço para improvisar, descobre aqui as técnicas de base.*Fora de estrada
Escolher o pneu 4x4 adaptado às tuas necessidades
Para cada condutor de 4x4, o pneu BFGoodrich adequado
Para saberes mais sobre o pneu que corresponde às tuas necessidades, consulta a nossa gama 4x4 ou utiliza o nosso pesquisador de pneus .
A BFGoodrich recomenda a colocação de 4 pneus idênticos nos veículos 4x4 (a mesma marca, o mesmo modelo, o mesmo índice de carga e código de velocidade), bem como seguir as recomendações do construtor do veículo.
Os pneus 4x4 podem ser divididos por categoria de utilização mediante o tipo de terreno ao qual se adaptam
Pneu 4x4 estrada: Para as berlinas de utilização maioritariamente em estrada com tração 4x4
- Reativo e ultra preciso tanto em curvas como em linhas retas
- Destinado à utilização na cidade ou na autoestrada
Pneu misto: Para os veículos 4x4 tipo SUV
- Forma muito recortada e design cortante
- Estrutura e flancos reforçados
- Polivalente: Excelente performance na estrada e no terreno
Pneu todo-o-terreno “Off Road”: Para uma utilização e passagem fora de estrada
- Tacos de borracha grandes
- Desenho de forma recortado alto (50 %)
- Profundidade de forma importante: 13 a 17 mm
- Estrutura e flancos reforçados
- Performances off-road extremas
Efetuar uma transformação dimensional
De que se trata?
Para alterar a utilização do veículo, procurar novas performances ou simplesmente mudar o aspeto geral do veículo, alguns condutores de 4x4 podem querer colocar pneus com dimensões diferentes.
O Código da Estrada aplica-se aos 4x4 em todo o seu rigor e as transformações de dimensão são sempre feitas de acordo com regras rígidas.
Algumas precauções que deves ter em atenção
A BFGoodrich recomenda respeitar as recomendações antes de ser efetuada qualquer mudança na dimensão dos pneus:
- O código de carga deve ser superior ou igual ao de um pneu de origem e deve ser adaptado à carga máxima por eixo do veículo.
- O índice de velocidade deve ser igual ou superior para os pneus não marcados com M+S. Para os pneus marcados com M+S, o código de velocidade pode ser diminuído, com a condição de colocar no veículo a etiqueta com a indicação do novo código de velocidade.
- O veículo deve estar equipado com 4 pneus idênticos (a mesma dimensão, a mesma marca, a mesma escultura, os mesmos índices de carga, velocidade e utilização) de modo a evitar qualquer problema mecânico ao nível da transmissão e garantir performances ótimas.
- Segue as recomendações do construtor do veículo.
- Certifica-te de que os novos pneus não tocam nos componentes mecânicos ou nos elementos da carroçaria. Além disso, os pneus não devem ultrapassar as extremidades do 4x4.
- Verificar se a jante é compatível com a dimensão do pneu.
- A transformação dimensional de um veículo é, em qualquer situação, regulamentada. É importante consultar a opinião de um profissional antes de efetuar qualquer transformação.
Conselhos de condução em 4x4
Se queres aprender a conduzir em off-road extremo, aprende com os especialistas. A BFGoodrich já alcançou mais de 200 títulos em ralis e rally-raids, entre os quais os célebres Baja 1000 e Dakar.
A condução off-road* pode ser divertida, mas é um modo totalmente diferente de conduzir.
Antes de te aventurares no off-road extremo, recomendamos que aprendas as técnicas de base, de modo a que não tenhas de enfrentar uma situação delicada.
* fora de estrada
O lamaçal
Antes de transpor a barreira de lamaçal, parar para:
- estudar o terreno para determinar a trajetória
- retirar eventuais pedaços de madeira
- passar as correias à frente e atrás
- diminuir a pressão dos pneus para 1,5 bar se necessário
Agora, podes transpor a barreira de lama:
- utilizar o bloqueio do diferencial
- passar para a 2.ªou 3.ª curta
- manter uma aceleração constante
- se o veículo estiver numa parte enlameada até um ponto em que não avança mais, fazer marcha atrás completa para recuperar a aderência.
Depois de sair da lama:
- limpar os pneus e as rodas
- reencher os pneus com pressão normal
O vau
Antes de transpor o vau, esperar para:
- sondar o vau e detetar os buracos, as pedras, os troncos, etc.
- determinar uma trajetória e um ponto de saída
- verificar a impermeabilidade do veículo
- encher os pneus com 1,5 bar
Podes também transpor o vau ao:
- colocar a água com cuidado a uma velocidade constante
- se o motor prender a meio do caminho, não ligar o veículo. Há um risco de absorção de água pelo silenciador de escape ou mesmo de entrada de ar em caso de relançamento do motor. Agora é necessário planear, motor desligado
Passado o vau:
- reencher os pneus com a pressão normal
- ver se existem por baixo do veículo ervas e ramos e retirá-los se necessário
O cruzamento do ponto
Antes disso, esperar para:
- observar o terreno
- bloquear os diferenciais
Depois, podes avançar:
- na estrada ou no trânsito, passar para a segunda mudança
- a descer, passar para a primeira e travar ligeiramente sem bloquear as rodas.
- em caso de paragem de progressão, abrandar a marcha e recuar, fazer uma nova tentativa mudando a trajetória.
Conduzir em declive
Subir uma inclinação:
- bloquear os diferenciais
- começar lateralmente em primeira ou segunda
- começar a subir
- se a progressão parar, travar rapidamente estando “os travões levantados". O motor para. Desengatar e fazer marcha atrás
- reiniciar o motor em posição de embraiagem e deixá-lo descer utilizando o travão do motor
Descer uma inclinação:
- iniciar a inclinação em primeira
- bloquear o diferencial central
- não deixar desengatar
- utilizar o travão do motor para controlar a descida
- se a inclinação for demasiado acentuada, travar para acompanhar o freio motor e progredir de cm a cm
- se o veículo derrapar, uma aceleração reduzida permite retomar a aderência
Transpor uma marcha:
- se a marcha for a montante e inferior a 50 cm de altura, ir em frente; mais do que isso, atacar o enviesamento a 45 °C
- se a marcha for descendente, transpô-la sempre de frente
- engatar a primeira
- fixar as rodas da frente contra a marcha e marcar uma paragem
- dar um impulso para fazer transpor as rodas da frente
- fixar as rodas traseiras para a marcha
- dar um impulso para fazer transpor as rodas traseiras
- para uma marcha descendente, avançar alguns cm controlando a descida com o travão
Transpor uma inclinação
Para a frente, esperar um pouco:
- avaliar uma inclinação corrigindo os obstáculos que possam reforçar a inclinação e o risco de oscilação (não confiar no inclinómetro)
- antecipar a trajetória e prever a zona de saída
- desencher os pneus, mas não em demasia para evitar a saída da jante
Transpor a sobrelevação:
- evitar travar
- não desembraiar
- não utilizar o bloqueio do diferencial
- atacar a inclinação em primeira
- avançar na inclinação orientando ligeiramente as rodas dianteiras a montante da inclinação e progredir lentamente
- em caso de desvio, apontar imediatamente as rodas dianteiras em direção ao declive
- em caso de oscilação, virar as rodas dianteiras em direção à inclinação e amortecer a descida
Depois, aguardar para:
- reencher os pneus com a pressão normalmente necessária
Transpor uma vala ou uma rampa:
- Colocar o veículo numa posição enviesada a 45° em frente à vala
- Prever uma zona de saída relativamente grande
- Bloquear os diferenciais
- Transpor a vala num filete de gás em 1.ª
- Em caso de paragem da progressão por cruzamento de ponte, recuar e tentar novamente a passagem mudando a trajetória
- Depois de bem posicionado e estabilizado, dar um impulso ao acelerar
- Relaxar o acelerador aquando da passagem das rodas traseiras