Qual a melhor pressão do pneu para todo-o-terreno?
Qual a melhor pressão do pneu para todo-o-terreno?
Não precisas de ser licenciado em bioquímica para saber que a pressão do pneu afeta o desempenho do teu veículo. Vai ajudar a prolongar a vida útil dos teus pneus e pode ajudar o veículo a circular em determinados terrenos. Como a pressão do pneu ideal depende de situações específicas, seja em todo-o-terreno ou em estrada, é importante viajar sempre com um manómetro de pressão fiável e um compressor de ar.
PRESSÃO DO AR NA ESTRADA
A pressão do pneu pode afetar a manobrabilidade e tração do teu veículo e o desgaste dos pneus quando conduzes em alcatrão. Para calcular a pressão do pneu correta para conduzir na estrada com os pneus originais, segue sempre as recomendações do construtor do teu veículo, para as rodas dianteiras e traseiras. Podes encontrar estas informações no manual do condutor ou na etiqueta de pneus que se encontra no interior da porta do condutor.
Contudo, se tiveres passado das medidas métricas P originais para as medidas LT ou de alta flutuação, então isso já é outra conversa. Consulta as recomendações específicas para o psi desse pneu para garantir que utiliza a pressão correta para o teu veículo.
PREPARAÇÃO PARA UM PNEU FURADO
Inspeciona regularmente os teus pneus para identificar cortes, bolhas, ou outros sinais de danos. E prepara-te para quando tiveres um furo. Leva sempre contigo o equipamento seguinte:
- Pneu sobresselente no tamanho correto e jante (+/- 1 polegada do diâmetro dos pneus principais).
- Um bloco 4x6 para dar uma ajuda ao macaco.
- Kit de reparação de pneus (reparação temporária).
- Compressor de ar e manómetro.
Assim que voltares à estrada, visita um especialista para reparar ou substituir o teu pneu.
Os pneus precisam de ser substituídos se:
- A parede lateral estiver furada.
- O pneu apresentar cortes ou rasgões.
VERIFICA SEMPRE A PRESSÃO QUANDO REGRESSARES À ESTRADA.
Os pneus muito vazios vão influenciar negativamente a maneabilidade, tração e desgaste dos pneus na estrada.
Os pneus muito vazios também aquecem mais, o que pode provocar danos nos pneus.
PRESSÃO DE AR TODO-O-TERRENO
Baixar a pressão dos pneus, ou retirar algum ar, pode oferecer uma condução mais suave fora da autoestrada.
Isso aumenta também a área de contacto do pneu, resultando em melhor tração sobre as pedras e terreno solto.
A quantidade de ar a ser retirada depende muito das tuas preferências pessoais, por isso fala com um condutor mais experiente antes de baixares a pressão dos teus pneus pela primeira vez.
Caso não tenhas prestado atenção às tuas aulas de ciências, lembra-te que os gases expandem quando são aquecidos e contraem quando a temperatura diminui.
- Verifica a pressão dos teus pneus de manhã, antes de iniciares o teu passeio e antes de a temperatura ambiente aumentar.
- A exposição solar direta vai aumentar significativamente a pressão.
- Se a pressão estiver correta quando o pneu está quente, é provável que esteja baixa quando o pneu arrefecer.
- Baixar demasiado a pressão pode fazer saltar o pneu da jante, danificando o pneu e a roda.
(Pensa em investir em jantes beadlock para evitar a desmontagem do pneu).
BAIXAR A PRESSÃO AUMENTA A ÁREA DE CONTACTO DO PNEU
ALTERAR A MEDIDA DO PNEU AFETA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE EM RELAÇÃO À PRESSÃO DOS PNEUS PARA TODO TERRENO.
Quando a medida do pneu aumenta, as pressões indicadas na etiqueta dos pneus e no manual do proprietário ficam sem efeito. Geralmente, quando a medida do pneu aumenta, a pressão necessária para suportar a mesma carga diminui. Fala com um profissional dos pneus para encontrares a pressão correta.
SUGESTÃO DE PROFISSIONAL
Nunca baixes a pressão sem o equipamento adequado para voltares a aumentar a pressão. Leva sempre contigo um compressor portátil ou um cartucho de CO2 para poderes repor uma pressão segura quando regressares ao alcatrão.