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Troca de pneus - Como mudar os pneus?

Os pneus não duram eternamente. As duas principais razões que levam à compra de pneus novos são o desgaste do piso e os danos. A troca de pneus é, por isso, essencial para uma excelente condução.

OS QUATRO OU DOIS A DOIS?

Idealmente as quatro rodas do veículo devem estar equipadas com pneus idênticos ou pelo menos semelhantes (conjunto de dois).

Alguns aspetos a respeitar aquando da troca de pneus:

  • trocar sempre os pneus dois a dois ou os quatro: é fundamental que os pneus do mesmo eixo sejam rigorosamente idênticos, a mesma marca, o mesmo rasto, as mesmas dimensões, o mesmo código e o mesmo índice do pneu (velocidade e carga);
  • privilegiar sempre as dimensões homologadas pelo construtor do veículo (limitar as transformações ou consultar um profissional);
  • colocar sempre os pneus mais novos no eixo traseiro para limitar as perdas de aderência, seja num veículo com duas ou quatro rodas motrizes, com tração traseira ou dianteira. As perdas de aderência são mais difíceis de controlar no eixo traseiro.
     

A BFGoodrich recomenda vivamente respeitar as dimensões homologadas pelo construtor do veículo. No entanto, é possível alterar a dimensão dos pneus do veículo, mas neste caso é fundamental consultar um profissional.

DESGASTE DO PNEU, PNEU FURADO, REPARAÇÃO DE PNEUS

Aconselhamos vivamente a controlar o estado dos pneus, pelo menos, uma vez por semana. Uma vez por mês, verifica a pressão, a profundidade do piso e verifica se apresentam danos nas paredes laterais ou qualquer outro sinal de desgaste. Em caso de dúvidas, contacta um profissional para garantir que os pneus estão em condições de ser utilizados.

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Cinco razões para mudar os pneus

Cinco razões que exigem a mudança de um pneu. Embora, em certos casos, o pneu possa ser reparável, antes de qualquer reparação, um profissional deve realizar um exame minucioso. Só um profissional poderá confirmar que o pneu não apresenta danos internos. É necessário desmontar o pneu para conseguir avaliar em que condições se encontra.

1 – No caso de um pneu furado

Se o pneu estiver furado, deve ser inspecionado por um profissional. É a única pessoa que pode garantir que o interior não sofreu qualquer dano que possa tornar o pneu irreparável.

2 – O limite de desgaste legal do pneu foi atingido

O que o Código da Estrada diz:

  • “O limite de desgaste de 1,6 milímetros indica a altura mínima de borracha permitida.“
  • ”A diferença entre a profundidade das ranhuras principais dos dois pneus montados no mesmo eixo não deve ultrapassar os 5 milímetros”.
     

3 - Os pneus apresentam sinais de envelhecimento

É difícil prever o tempo de vida útil dos pneus. Não depende da data de fabrico. Os pneus que não foram utilizados ou que foram pouco utilizados podem apresentar sinais de envelhecimento. Existem vários fatores que podem afetar a vida útil dos pneus: condições climatéricas, condições de armazenagem e utilização, carga, velocidade, pressão de enchimento, manutenção, etc. Cada um destes fatores pode alterar consideravelmente a vida útil dos pneus. Para mais informações, consulta os nossos conselhos de utilização e de segurança.

4 – O pneu está danificado

Um passeio, um buraco na estrada ou um objeto aguçado pode danificar seriamente o pneu. Todas as perfurações, cortes ou deformações devem ser inspecionadas cuidadosamente por um profissional. Só ele poderá dizer se é possível reparar o pneu. Por norma, nunca deves andar com um pneu danificado ou que tenha tido um furo sem consultares um profissional. É uma regra de segurança do pneu visto que cada inspeção realizada por um profissional após a desmontagem pode confirmar que o pneu não sofreu danos internos.

5 - O pneu apresenta sinais de um desgaste anormal

Um desgaste anormal do piso do pneu – localizado nos remendos, no centro ou nos ombros – é sinal de desalinhamento ou equilibragem incorreta, ou problema mecânico na suspensão ou na transmissão. Poderá também ser consequência de uma pressão do pneu incorreta. À menor anomalia, contacta um profissional.

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