Etiquetagem dos pneus

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Consumo de combustível

A parte esquerda da etiqueta contém as características da contribuição do pneu relativamente ao consumo de combustível e das emissões de CO2.
Os pneus, particularmente no que respeita à resistência ao rolamento, representam cerca de 20% do consumo de combustível nos veículos. Assim, a redução da resistência ao rolamento pode contribuir consideravelmente para a eficiência energética do transporte rodoviário e, consequentemente, para a redução das emissões (CO2). Este valor de resistência ao rolamento, medido numa máquina de simulação, determina a graduação do pneu.

Qual é a diferença entre um pneu A e um pneu G?

O desvio da Resistência ao Rolamento é considerável e representa uma evolução tecnológica de várias gerações de pneus.

Num veículo ligeiro de passageiros, o impacto no consumo de combustível entre um pneu A e um pneu G é muito importante, situando-se na ordem dos 0,5 l/100 km.

Aproximadamente 80 litros de combustível/ano (para 15 000 km/ano).

Mais de 100€/ano para um veículo a gasolina (para um preço de combustível de 1,30€/l).

Se o impacto económico para o consumidor é muito importante, o impacto ambiental não o é menos, visto que a diferença de consumo corresponde a 12 g de emissão de CO2 por km.

Aderência em superfície molhada

A parte direita da etiqueta contém as características do desempenho do pneu em situações de travagem em pisos molhados. As medidas são efetuadas no veículo segundo as condições definidas pelo Regulamento Europeu (velocidade, características do piso, altura da água, temperatura...).

A graduação é estabelecida por comparação do desempenho do pneu testado com um pneu de referência.

Qual é a diferença entre um pneu A e um pneu F? (Para este desempenho seguro, a classe G não está autorizada para comercialização)

O desvio da distância de travagem entre um veículo equipado com pneus da categoria A e um veículo equipado com pneus da categoria F é superior a 18 metros.

Ruído de rolamento externo do pneu

O ruído provocado pela circulação provoca grandes incómodos. A parte inferior da etiqueta contém informação relativa ao nível sonoro do pneu, emitido a partir do exterior do veículo, e não ao ruído percetível pelo condutor no seu veículo. O número refere-se ao nível sonoro em decibéis.