Etiquetagem dos pneus

Consumo de combustível

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A parte esquerda da etiqueta contém as características da contribuição do pneu relativamente ao consumo de combustível e das emissões de CO2.
Os pneus, particularmente no que respeita à resistência ao rolamento, representam cerca de 20% do consumo de combustível nos veículos. Assim, a redução da resistência ao rolamento pode contribuir consideravelmente para a eficiência energética do transporte rodoviário e, consequentemente, para a redução das emissões (CO2). Este valor de resistência ao rolamento, medido numa máquina de simulação, determina a graduação do pneu.

Qual é a diferença entre um pneu A e um pneu G?

O desvio da Resistência ao Rolamento é considerável e representa uma evolução tecnológica de várias gerações de pneus.

Num veículo ligeiro de passageiros, o impacto no consumo de combustível entre um pneu A e um pneu G é muito importante, situando-se na ordem dos 0,5 l/100 km.

Aproximadamente 80 litros de combustível/ano (para 15 000 km/ano).

Mais de 100€/ano para um veículo a gasolina (para um preço de combustível de 1,30€/l).

Se o impacto económico para o consumidor é muito importante, o impacto ambiental não o é menos, visto que a diferença de consumo corresponde a 12 g de emissão de CO2 por km.