Adaptar-se às condições exteriores

As condições climatéricas e os tipos de estrada que podes encontrar ao volante da tua viatura podem variar muito e é por isso que a BFGoodrich propõe uma gama de pneus na qual a composição e a escultura variam segundo o tipo de estrada onde vais conduzir (para os pneus 4x4) e mediante a estação do ano em que pretendes utilizar o veículo.
Escolher os pneus em função das necessidades é um aspeto importante para te fazeres à estrada com toda a segurança, mas adaptar a condução às condições exteriores é igualmente importante.

PARA CADA ESTAÇÃO, UM PNEU E UMA CONDUÇÃO

PNEUS DE VERÃO

No verão, mesmo equipado com os melhores pneus, as condições climatéricas podem trocar-te as voltas. Uma simples chuva pode levar a que o condutor adote uma condução diferente.

O primeiro passo é simplesmente abrandar. A condução em estrada molhada não tem a mesma atenção que a condução em estrada com neve, mas deveria. Um pavimento molhado apresenta perigos semelhantes, uma menor aderência, uma maior distância de travagem, mencionando apenas alguns exemplos.

Outros conselhos:

  • Aumenta as distâncias de segurança relativamente aos veículos precedentes.
  • Utiliza os médios ou os mínimos.
  • Verifica o desgaste e a pressão dos pneus para reduzires o risco de aquaplaning e garantires a máxima segurança nas travagens em caso de emergência.

O verão também é uma altura de férias. Para te fazeres à estrada com tranquilidade, segue os seguintes conselhos:

  • Verifica o desgaste dos pneus

Este controlo pode ser efetuado utilizando um medidor de profundidade ou mediante observação do desgaste do piso. A profundidade mínima da escultura deve ser de 1,6 mm.

  • Controla a pressão dos pneus a frio

Em autoestrada ou se transportares cargas pesadas, não te esqueças de adaptar a pressão, seguindo as orientações do construtor. Estas orientações são indicadas no manual de utilização do veículo ou na etiqueta de pressão situada ao nível da porta ou no interior da porta do condutor.

Se os pneus estiverem quentes aquando da verificação, junta 0,3 bar à pressão recomendada.

  • Verifica o estado e a pressão do pneu sobressalente, no caso de o teu veículo estiver equipado

Verifica os níveis de:

  • óleo
  • líquido de refrigeração
  • líquido de travagem
  • líquido de limpa-vidros

Verifica o estado e o bom funcionamento:

  • do sistema de travagem 
  • de iluminação e talvez devas ajustar também a altura dos faróis em função da carga.
  • os limpa para-brisas
  • a climatização

Pneus inverno

Não é preciso viver no Pólo Norte para precisar de pneus de inverno. Com efeito, para um pneu o inverno começa com temperaturas abaixo dos 7 ºC. Abaixo desta temperatura, um pneu de verão tem pior performance do que um pneu de inverno. Equipar a viatura com pneus de inverno é uma questão de segurança.

A borracha e a escultura dos pneus de inverno são concebidas por forma a permitir uma melhor aderência, uma boa motricidade e uma travagem mais segura em estradas frias, molhadas, com neve ou gelo.

Uma vez equipado com os quatro pneus de inverno, é necessário ter um estilo de condução adequado:

  • Antes de ires para a estrada, assegura-te de que o motor está quente.
  • Não aceleres demasiado.
  • Reduz a velocidade.
  • Aumenta as distâncias de segurança relativamente ao veículo precedente. 
  • Adota uma velocidade moderada e engata uma velocidade inferior (de força) em plano descendente.
  • Trava e acelera com alguma leveza para evitar derrapagem ou deslizamento
  • Controla a condução particularmente nas curvas, bem como nas subidas.
  • Se as rodas bloquearem ou derraparem, solta um pouco o pedal do travão para recuperar a aderência, abranda e trava lentamente.