Conselhos de condução em 4x4

Se queres aprender a conduzir em off-road extremo, aprende com os especialistas. A BFGoodrich já alcançou mais de 200 títulos em ralis e rally-raids, entre os quais os célebres Baja 1000 e Dakar.
A condução off-road* pode ser divertida, mas é um modo totalmente diferente de conduzir.
Antes de te aventurares no off-road extremo, recomendamos que aprendas as técnicas de base, de modo a que não tenhas de enfrentar uma situação delicada.
* fora de estrada

O lamaçal

Antes de transpor a barreira de lamaçal, parar para:

  • estudar o terreno para determinar a trajetória
  • retirar eventuais pedaços de madeira
  • passar as correias à frente e atrás
  • diminuir a pressão dos pneus para 1,5 bar se necessário

Agora, podes transpor a barreira de lama:

  • utilizar o bloqueio do diferencial
  • passar para a 2.ªou 3 curta
  • manter uma aceleração constante
  • se o veículo estiver numa parte enlameada até um ponto em que não avança mais, fazer marcha atrás completa para recuperar a aderência.

Depois de sair da lama:

  • limpar os pneus e as rodas
  • reencher os pneus com pressão normal

O vau

Antes de transpor o vau, esperar para:

  • sondar o vau e detetar os buracos, as pedras, os troncos, etc.
  • determinar uma trajetória e um ponto de saída
  • verificar a impermeabilidade do veículo
  • encher os pneus com 1,5 bar

Podes também transpor o vau ao:

  • colocar a água com cuidado a uma velocidade constante
  • se o motor prender a meio do caminho, não ligar o veículo. Há um risco de absorção de água pelo silenciador de escape ou mesmo de entrada de ar em caso de relançamento do motor. Agora é necessário planear, motor desligado

Passado o vau

  • reencher os pneus com a pressão normal
  • ver se existem por baixo do veículo ervas e ramos e retirá-los se necessário

O cruzamento do ponto

Antes disso, esperar para:

  • observar o terreno
  • bloquear os diferenciais

Depois, podes avançar:

  • na estrada ou no trânsito, passar para a segunda mudança
  • a descer, passar para a primeira e travar ligeiramente sem bloquear as rodas.
  • em caso de paragem de progressão, abrandar a marcha e recuar, fazer uma nova tentativa mudando a trajetória.

Conduzir em declive

Subir uma inclinação:

  • bloquear os diferenciais
  • começar lateralmente em primeira ou segunda
  • começar a subir
  • se a progressão parar, travar rapidamente estando “os travões levantados". O motor para. Desengatar e fazer marcha atrás
  • reiniciar o motor em posição de embraiagem e deixá-lo descer utilizando o travão do motor

Descer uma inclinação:

  • iniciar a inclinação em primeira
  • bloquear o diferencial central
  • não deixar desengatar
  • utilizar o travão do motor para controlar a descida
  • se a inclinação for demasiado acentuada, travar para acompanhar o freio motor e progredir de cm a cm
  • se o veículo derrapar, uma aceleração reduzida permite retomar a aderência

Transpor uma marcha

  • se a marcha for a montante e inferior a 50 cm de altura, ir em frente; mais do que isso, atacar o enviesamento a 45 °C
  • se a marcha for descendente, transpô-la sempre de frente
  • engatar a primeira
  • fixar as rodas da frente contra a marcha e marcar uma paragem
  • dar um impulso para fazer transpor as rodas da frente
  • fixar as rodas traseiras para a marcha
  • dar um impulso para fazer transpor as rodas traseiras
  • para uma marcha descendente, avançar alguns cm controlando a descida com o travão

Transpor uma inclinação

Para a frente, esperar um pouco

  • avaliar uma inclinação corrigindo os obstáculos que possam reforçar a inclinação e o risco de oscilação (não confiar no inclinómetro)
  • antecipar a trajetória e prever a zona de saída
  • desencher os pneus, mas não em demasia para evitar a saída da jante

Transpor a sobrelevação

  • evitar travar
  • não desembraiar
  • não utilizar o bloqueio do diferencial
  • atacar a inclinação em primeira
  • avançar na inclinação orientando ligeiramente as rodas dianteiras a montante da inclinação e progredir lentamente
  • em caso de desvio, apontar imediatamente as rodas dianteiras em direção ao declive
  • em caso de oscilação, virar as rodas dianteiras em direção à inclinação e amortecer a descida

Depois, aguardar para

  • reencher os pneus com a pressão normalmente necessária

Transpor uma vala ou uma rampa

  • Colocar o veículo numa posição enviesada a 45° em frente à vala
  • Prever uma zona de saída relativamente grande
  • Bloquear os diferenciais
  • Transpor a vala num filete de gás em 1
  • Em caso de paragem da progressão por cruzamento de ponte, recuar e tentar novamente a passagem mudando a trajetória
  • Depois de bem posicionado e estabilizado, dar um impulso ao acelerar
  • Relaxar o acelerador aquando da passagem das rodas traseiras