O lamaçal
Antes de transpor a barreira de lamaçal, parar para:
- estudar o terreno para determinar a trajetória
- retirar eventuais pedaços de madeira
- passar as correias à frente e atrás
- diminuir a pressão dos pneus para 1,5 bar se necessário
Agora, podes transpor a barreira de lama:
- utilizar o bloqueio do diferencial
- passar para a 2.ªou 3.ª curta
- manter uma aceleração constante
- se o veículo estiver numa parte enlameada até um ponto em que não avança mais, fazer marcha atrás completa para recuperar a aderência.
Depois de sair da lama:
- limpar os pneus e as rodas
- reencher os pneus com pressão normal
O vau
Antes de transpor o vau, esperar para:
- sondar o vau e detetar os buracos, as pedras, os troncos, etc.
- determinar uma trajetória e um ponto de saída
- verificar a impermeabilidade do veículo
- encher os pneus com 1,5 bar
Podes também transpor o vau ao:
- colocar a água com cuidado a uma velocidade constante
- se o motor prender a meio do caminho, não ligar o veículo. Há um risco de absorção de água pelo silenciador de escape ou mesmo de entrada de ar em caso de relançamento do motor. Agora é necessário planear, motor desligado
Passado o vau
- reencher os pneus com a pressão normal
- ver se existem por baixo do veículo ervas e ramos e retirá-los se necessário
O cruzamento do ponto
Antes disso, esperar para:
- observar o terreno
- bloquear os diferenciais
Depois, podes avançar:
- na estrada ou no trânsito, passar para a segunda mudança
- a descer, passar para a primeira e travar ligeiramente sem bloquear as rodas.
- em caso de paragem de progressão, abrandar a marcha e recuar, fazer uma nova tentativa mudando a trajetória.
Conduzir em declive
Subir uma inclinação:
- bloquear os diferenciais
- começar lateralmente em primeira ou segunda
- começar a subir
- se a progressão parar, travar rapidamente estando “os travões levantados". O motor para. Desengatar e fazer marcha atrás
- reiniciar o motor em posição de embraiagem e deixá-lo descer utilizando o travão do motor
Descer uma inclinação:
- iniciar a inclinação em primeira
- bloquear o diferencial central
- não deixar desengatar
- utilizar o travão do motor para controlar a descida
- se a inclinação for demasiado acentuada, travar para acompanhar o freio motor e progredir de cm a cm
- se o veículo derrapar, uma aceleração reduzida permite retomar a aderência
Transpor uma marcha
- se a marcha for a montante e inferior a 50 cm de altura, ir em frente; mais do que isso, atacar o enviesamento a 45 °C
- se a marcha for descendente, transpô-la sempre de frente
- engatar a primeira
- fixar as rodas da frente contra a marcha e marcar uma paragem
- dar um impulso para fazer transpor as rodas da frente
- fixar as rodas traseiras para a marcha
- dar um impulso para fazer transpor as rodas traseiras
- para uma marcha descendente, avançar alguns cm controlando a descida com o travão
Transpor uma inclinação
Para a frente, esperar um pouco
- avaliar uma inclinação corrigindo os obstáculos que possam reforçar a inclinação e o risco de oscilação (não confiar no inclinómetro)
- antecipar a trajetória e prever a zona de saída
- desencher os pneus, mas não em demasia para evitar a saída da jante
Transpor a sobrelevação
- evitar travar
- não desembraiar
- não utilizar o bloqueio do diferencial
- atacar a inclinação em primeira
- avançar na inclinação orientando ligeiramente as rodas dianteiras a montante da inclinação e progredir lentamente
- em caso de desvio, apontar imediatamente as rodas dianteiras em direção ao declive
- em caso de oscilação, virar as rodas dianteiras em direção à inclinação e amortecer a descida
Depois, aguardar para
- reencher os pneus com a pressão normalmente necessária
Transpor uma vala ou uma rampa
- Colocar o veículo numa posição enviesada a 45° em frente à vala
- Prever uma zona de saída relativamente grande
- Bloquear os diferenciais
- Transpor a vala num filete de gás em 1.ª
- Em caso de paragem da progressão por cruzamento de ponte, recuar e tentar novamente a passagem mudando a trajetória
- Depois de bem posicionado e estabilizado, dar um impulso ao acelerar
- Relaxar o acelerador aquando da passagem das rodas traseiras