four wheel drive

Como ler a marcação de um pneu?

A marcação de um pneu corresponde às palavras, letras e símbolos inscritos no flanco de um pneu.
Além do nome da marca e da gama (no nosso caso, BFGoodrich g-Grip), podes ler também as as características e dimensões do pneu: largura, altura do flanco, diâmetro, estrutura, índice de carga e código de velocidade.

Descodificação

Exemplo de dimensão: 225/55 R 17 97 W

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c225: Corresponde às dimensões do pneu, ou seja a largura do pneu em mm. No nosso exemplo, o pneu tem 225 mm de largura

55: Indica a relação do pneu, ou seja, a altura do flanco expresso em percentagem face à largura do rasto do pneu. No nosso exemplo, a altura do flanco corresponde a 55% da largura do rasto. Quanto menor o valor, menor a altura do flanco.
Observação: quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência em curva; neste caso, a condução também é menos confortável.

R: trata-se da construção interna do pneu. R indica que a construção é “radial”. Praticamente todos os pneus em circulação têm atualmente uma construção radial. Isto significa que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega (também designada “calcanhar”) à outra.

17: trata-se do diâmetro interior do pneu, por outras palavras, a altura da jante. Este diâmetro é indicado em polegadas. No nosso exemplo, o diâmetro é de 17 polegadas.

97: valor que corresponde ao índice de carga dos pneus. Indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche até à pressão máxima de segurança. No nosso exemplo, isso não significa que o pneu pode suportar 97 kg, mas que o índice é de 97; neste caso, é preciso consultar a tabela de correspondências que determina a carga em kg para cada índice. Para um índice de 97, a carga máxima suportada é de 730 kg/pneu.

W: corresponde à classificação de velocidade do pneu e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Os códigos de velocidade vão de A (a mais baixa) a Y (a mais alta) com uma exceção. O H está classificado entre o U e o V. Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:

  • Q: 160 km/h
  • R: 170km/h
  • S: 180 km/h
  • T: 190 km/h
  • H: 210 km/h
  • V: 240 km/h
  • ZR: > 240 km/h
  • W: 270 km/h
  • Y: 300 km/h


Atenção: a classificação de velocidade do pneu é um valor indicativo associado às capacidades dos pneus; em caso algum autoriza o condutor a conduzir para além dos limites legais de velocidade.

Tabela de correspondências: índice de carga vs. carga em kg/pneu

Índice de carga

Carga en kg/pneu

65

290

66

300

67

307

68

315

69

325

70

335

71

345

72

355

73

365

74

375

75

387

76

400

77

412

78

425

79

437

80

450

81

462

82

475

83

487

84

500

85

515

86

530

87

545

88

560

89

580

90

600

61

615

92

630

93

650

94

670

95

690

96

710

97

730

98

750

99

775

100

800

101

825

102

850

103

875

104

900

105

925

106

950

107

975

108

1000

109

1030

110

1060

111

1090

112

1120

113

1150

114

1180

115

1215

116

1250

117

1285

118

1320

119

1360

120

1400

121

1450

122

1500

123

1550

124

1600

Outras marcações

Código UTQG

A norma UTQG (Uniform Tire Quality Grading) é uma norma norte-americana exigida pelo Ministério dos Transportes dos E.U.A. (FMVSS: FEDERAL MOTOR VEHICULE SAFETY STANDARDS) respeitante aos flancos dos pneus de viaturas particulares.

Os pneus com tacos (4x4, todo-o-terreno), os pneus para neve, as rodas sobresselentes de segurança e os pneus com dimensão inferior a 12 polegadas não estão abrangidos pela norma.

Esta norma deve estar inscrita nos flancos de todos os pneus vendidos nos E.U.A. e, devido ao facto de praticamente todos os fabricantes estarem presentes no mercado americano, esta norma pode ser encontrada na maioria dos pneus vendidos na Europa.

Informação sobre o fabrico

Estes códigos permitem saber quando e onde o pneu foi fabricado. Neste exemplo:
DOT - Department of Transportation (EUA)
BP - Código da fábrica onde o pneu foi produzido
M2 - Código de dimensão
P711 - Código opcional
4008 - Semana e ano de fabrico. Neste caso, semana 40 do ano de 2008.

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Marcações de inverno

Podem estar inscritas duas marcações específicas para inverno nos flancos dos pneus:

M+S

Esta marcação indica que, conforme o Regulamento Europeu, se trata de um pneu para neve. No entanto, o seu desempenho em condições de inverno não fazem parte do objeto dos testes.

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3PMSF

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3 Peaks Mountain Snow Flake: os pneus com esta marcação foram concebidos para as condições de estrada com neve e oferecem prestações confirmadas nos testes*.

O símbolo constituído por três cumes e um floco de neve (3pMSF) é inscrito nos pneus M+S (Mud & Snow) concebidos para as condições de neve extremas.

* Teste de eficácia de travagem em condições de inverno segundo o método ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation).

Aviso: este Aviso de Segurança é obrigatório nos EUA.

PODEM OCORRER FERIMENTOS GRAVES RESULTANTES DE:

     UMA FALHA DO PNEU PROVOCADA POR FALTA OU EXCESSO DE PRESSÃO NO PNEU. CONSULTE O GUIA DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO OU A “ETIQUETA DE PNEUS(1)”
     UM REBENTAMENTO PROVOCADO POR UMA MONTAGEM INCORRETA DO PNEU/JANTE; NUNCA ENCHER PARA ALÉM DOS XX PSI (2) PARA ASSENTAR OS TALÕES NA JANTE; OS PNEUS DEVEM SER MONTADOS E DESMONTADOS APENAS POR PESSOAL ESPECIALIZADO
     MONTAGEM DE PNEUS RADIAIS E DE CINTURA CRUZADA NO MESMO VEÍCULO E MONTAGEM DE PNEUS DE DIFERENTES DIMENSÕES NO MESMO EIXO.

⁽¹⁾ etiqueta de pneus: obrigatória para veículos que circulam nas estradas dos EUA, descreve como utilizar os pneus instalados num veículo
⁽²⁾ xx PSI (ou yy kPa) valor específico de cada fabricante.
Sabe mais

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