offroadp1720 know your vehicle

CONSELHOS PARA A CONDUÇÃO: 4x4 CONHECE BEM O TEU VEÍCULO

CONHECE O TEU VEÍCULO 4X4 POR DENTRO E POR FORA.

Seja ele acabadinho de sair da fábrica ou construído na tua garagem, não existem dois veículos idênticos. Tal como não existem dois condutores com a mesma experiência e capacidade.
Por esse motivo, uma das formas mais importantes para te preparares para as exigências da condução todo-o-terreno recreativa é conheceres o teu veículo por dentro e por fora.

Não existe melhor forma de começar do que participar num curso local de condução em todo-o-terreno. Aqui vais aprender como funciona um veículo  4x4, bem como receber instruções especializadas sobre o comportamento do teu veículo longe do alcatrão. No mundo da tração às quatro rodas (4WD), saber é poder – e uma boa forma de saberes mais é precisamente lendo o teu manual do condutor.

FAZ AS CONTAS, E PREPARA-TE PARA IRES PARA O TERRENO!

O jovem que há em ti vai gostar de saber que finalmente poderá aplicar os seus conhecimentos de geometria. Antes de ires para o terreno, precisas de conhecer alguns ângulos básicos que te vão ajudar a identificar objetos problemáticos e terrenos difíceis que o teu veículo não consegue ultrapassar

SUGESTÃO DE PROFISSIONAL

Para medires melhor os ângulos do teu veículo 4x4, encosta a tua máquina a um obstáculo real, sai do carro e faz o velho teste de observação. Compara o que vês com o que vias no banco do condutor. A determinado momento vais conseguir traduzir o que vês durante a condução com aquilo que o veículo consegue realmente fazer.

offroad guide p19

offroad guide p19

ÂNGULO DE ATAQUE
O ângulo máximo a que o veículo 4x4 consegue subir um plano inclinado sem que a frente do veículo toque no solo.

ÂNGULO VENTRAL
Isto determina o ângulo a que um veículo consegue ultrapassar
um monte ou obstáculo sem raspar o fundo do veículo. É medido
pelo ângulo criado quando são traçadas duas linhas desde o ponto mais baixo da carroçaria até ao solo entre os pneus dianteiros e os pneus traseiros.

ÂNGULO DE SAÍDA
O ângulo máximo a que o veículo 4x4 consegue descer um plano inclinado sem que a traseira do veículo toque no solo.

MODIFICAÇÕES POSTERIORES PODEM ALTERAR ESTES ÂNGULOS
Se estás a personalizar o teu veículo, sabe qual o impacto que isso terá.

offroadguide p20

offroadguide p20

offroadguie p20

offroadguie p20

ALTURA MÍNIMA AO SOLO
A distância entre a parte mais baixa do veículo e o solo ou obstáculo que se pretende ultrapassar.

CAPACIDADE DE VADEIO
A profundidade máxima de água que o veículo  4x4 consegue passar a determinada velocidade sem correr o risco de entrar água para o filtro de ar, afetando o motor. Nem todos os contrutores disponibilizam esta informação no manual do condutor. Em caso de dúvida, a profundidade de segurança situa-se geralmente ao nível dos cubos das rodas.

INCLINAÇÃO LATERAL MÁXIMA
O ângulo máximo que é possível conduzir um 4x4 num plano inclinado sem capotar o veículo. Este valor difere consoante o veículo e as modificações aplicadas, como molas de elevação, pneus de perfil mais alto e carga no tejadilho podem aumentar as possibilidades de capotamento. As coisas ficam realmente complicadas quando a parte inferior do pneu no plano alto está alinhada com a parte superior do pneu no plano baixo.

Estás a utilizar um navegador não suportado
Estás a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiveres a navegar no site. Utiliza ou atualiza/instala um dos seguintes navegadores para tirares o melhor proveito deste site.
IE
firefox 66+
chrome 72+
edge 17+
safari 12+
opera 58+