off road p27 differentials

CONSELHOS PARA A CONDUÇÃO: TODO-O-TERRENO O QUE SÃO OS DIFERENCIAIS?

Se não fossem os diferenciais a condução seria muito difícil.
Os diferenciais foram concebidos para permitirem que as rodas num único eixo se possam deslocar a velocidades diferentes. Isso é importante ao curvar, porque as rodas do lado exterior devem rodar mais depressa do que as rodas da parte interior, dado que têm de percorrer uma distância maior num período de tempo mais reduzido. Sem os diferenciais, os pneus interiores iriam perder tração e, eventualmente, levar o veículo a derrapar. Isto é exigente para os pneus e para os componentes da transmissão, já para não referir a falta de controlo em curva.

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TRAÇÃO ÀS DUAS RODAS
Em superfícies de elevada aderência (como a autoestrada), a potência é entregue através da transmissão e da caixa de transferência para fornecer a potência aos dois eixos

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TRAÇÃO INTEGRAL, DIFERENCIAL ABERTO
Os diferenciais dianteiro e traseiro distribuem a potência de forma igual pelas quatro rodas quando um veículo com  4x4 temporária aciona a tração 4x4.

DIFERENCIAIS ABERTOS
Da mesma forma que os diferenciais abertos são excelentes em autoestrada, podem ser uma verdadeira dor de cabeça em todo-o-terreno. O fluxo de binário nos diferenciais abertos é canalizado para onde encontra menos resistência. Se uma roda está na estrada e a outra está na lama, todo o binário será transferido para a roda na lama, que é precisamente aquilo que não se pretende. Felizmente, os construtores desenvolveram soluções para resolver este problema.

As rodas sem tração recebem toda a potência
 

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TRAÇÃO INTEGRAL, DIFERENCIAL ABERTO
Num veículo com 4x4 temporário, em superfícies de tração reduzida, a potência é encaminhada geralmente para onde oferece menos resistência, sendo aplicada na roda que se move com mais facilidade. Isto significa que os pneus com mais tração não estão a receber potência, por isso acabas parado a patinar

Esta roda está a receber potência, fazendo progredir o veículo.

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TRAÇÃO INTEGRAL, DIFERENCIAL ABERTO
Ao bloquear o diferencial traseiro, a potência é enviada de forma igual para cada uma das rodas traseiras, independentemente do nível de tração. Por isso, enquanto uma dessas rodas tiver tração ainda tens possibilidades de sair da lama.

As quatro rodas estão a receber a mesma potência
 

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TRAÇÃO INTEGRALDIFERENCIAL, BLOQUEADO À FRENTE E ATRÁS
Um veículo com 4x4 temporário, com o 4x4  acionado com bloqueadores nos dois eixos vai fornecer potência aos quatros pneus, seja qual for o tipo de piso. Isto significa que não vais parar.

DIFERENCIAIS DE BLOQUEIO
Para os entusiastas da tração integral que preferem simplificar, os diferenciais de bloqueio simplificam o trabalho. Quando o bloqueio está ativo, é distribuída a mesma potência a cada roda, independentemente da tração de cada roda. Nas situações em que a tração é difícil, isto garante que qualquer roda com um pouco de tração consiga fazer a sua parte para ajudar a deslocar o veículo. Existem dois tipos de diferenciais de bloqueio – controlados pelo condutor ou automáticos – e, consoante o veículo, o diferencial de bloqueio pode ser apenas para o eixo traseiro (com um diferencial aberto ou diferencial de deslizamento limitado à frente). Ou, também podes ter diferenciais de bloqueio nos eixos dianteiro e traseiro para a derradeira condução trail. Os bloqueios em ambos os eixos garantem que as quatro rodas recebem a mesma potência, seja quando um pneu está sobre uma raiz, quando os quatros pneus estão na lama ou quando dois pneus estão no ar.

DIFERENCIAL DE DESLIZAMENTO LIMITADO
Um diferencial de deslizamento limitado funciona como um diferencial aberto, mas com uma grande diferença. Em vez de enviar 100% do binário para o pneu com menos resistência, envia automaticamente algum binário para os pneus com mais tração, permitindo a progressão do veículo.

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