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CONSELHOS PARA A CONDUÇÃO: TODO TERRENO TUDO O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE OS SISTEMAS DE TRAÇÃO INTEGRAL

Se és um entusiasta do todo terreno, não se trata de saber se vais precisar de tração integral (4WD), será mais quando é que vais precisar. Ao colocares o veículo a funcionar com  tração integral estás a distribuir o binário e a tração pelas quatro rodas, para reduzir as possibilidades de o veículo ficar atascado. Nem todos os sistemas de tração integral funcionam da mesma forma, por isso antes de a situação começar a ficar complicada no meio de nenhures, é melhor teres a certeza de que sabes utilizar o teu material.

TRAÇÃO INTEGRALPERMANENTE
A tração  4x4 temporária, ou a tração 4x4 a pedido, é um sistema que permite o acionamento da tração 4x4 quando é necessária. Quando a tração 4x4 não está engrenada, o veículo tem o comportamento de um veículo de 2 rodas motrizes, com as rodas traseiras a receberem todo o binário. A utilização com tração às 2 rodas proporciona uma maior poupança de combustível em autoestrada. Os veículos com tração 4x4 temporária devem ser conduzidos em estrada apenas com tração às 2 rodas para evitar danos na transmissão. Quando engrenado em  4x4, os sistemas temporários não permitem que os eixos dianteiro e traseiro funcionem a velocidades diferentes, porque não existe um diferencial na caixa de transferência. Um veículo com um sistema 4x4 temporário pode funcionar com tração às 2 rodas, 4x4 Altas e 4x4 Baixas.

TRAÇÃO INTEGRALPERMANENTE
A tração 4x4 permanente, ou tração 4x4full time, é um sistema que transmite a potência às quatro rodas em simultâneo. Um diferencial na caixa de transferência possibilita que esteja sempre em 4x4 em qualquer piso. Este diferencial evita danos na transmissão, ao permitir que os veios de transmissão dianteiro e traseiro rodem a velocidades diferentes. Ao curvar, isto permite que o pneu interior abrande e que o pneu exterior acelere. Muitos veículos equipados com transmissão integral utilizam um bloqueador de diferencial central, que pode ser controlado através de um sistema de controlo de tração eletrónico ou um bloqueio manual. Um veículo com um sistema 4x4 permanente pode funcionar em 4x4 Altas e4x4 Baixas.


ACIONAR A TRAÇÃO INTEGRAL

O acionamento da tração 4x4 é realizado através da caixa de transferência, que transfere a potência do veio de transmissão para os eixos dianteiro e traseiro. Nos veículos antigos, poderá ser necessário parar completamente e colocar o veículo em ponto morto, ou estacionar antes de mudar manualmente para 4x4 com um seletor de mudança. Nos veículos modernos, a tração  4x4 pode ser acionada com o simples premir de um botão. Existem muitos tipos de sistemas 4x4 e todos apresentam um funcionamento ligeiramente diferente. Consulta o teu manual do proprietário para garantir que sabes utilizar corretamente o teu sistema 4x4.

TRAÇÃO INTEGRAL
Tal como os veículos com tração 4x4 permanente, os veículos com tração integral utilizam um diferencial central para distribuir a potência pelas quatro rodas. Mas a maioria dos veículos com tração integral não tem uma caixa de transferência que divida e bloqueie a potência a 50/50 para a dianteira e para a traseira. Por isso, funcionam, maioritariamente, como veículos de tração dianteira, entregando o binário para as rodas traseiras apenas quando é necessário. Os sensores automáticos determinam quando a roda está a perder tração e aplicam o binário nas rodas que têm tração. A tração integral é utilizada principalmente em estrada. Poderá ajudar em algumas situações de  todo-o-terreno ligeiro, mas não deve ser confundida com um veículo equipado com um verdadeiro sistema 4x4.

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CONTROLO DE TRAÇÃO
Muitos veículos recentes estão equipados com algum tipo de controlo de tração. O controlo de tração permite que o veículo continue a avançar, alertando o computador para travar, caso necessário, para impedir que as rodas patinem e percam tração. Pode ser apresentado com um simples interruptor on/off ou ser disponibilizado com múltiplas definições. Consulta o teu manual do proprietário para saberes mais sobre as suas capacidades.

 

 

 

 

Tração às duas rodas (2WD) = Alta
Utilizado para uma condução normal em autoestrada. O binário é transmitido apenas para as rodas dianteiras ou traseiras, proporcionando melhores consumos de combustível.

4x4 BAIXA
Disponibiliza mais binário, em detrimento da tração. A tração 4x4 Baixa é utilizada para abordar terrenos difíceis, quando são necessárias velocidades mais lentas e maior binário. Também pode ser útil quando é necessário rebocar.

4x4 ALTA
Adequado para estradas de terra e trilhos mais acessíveis que exigem uma velocidade estável. Reduz a possibilidade de derrapagem das rodas em estradas com neve e lama.

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