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TUDO O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE TRANSMISSÕES PARA A CONDUÇÃO TODO-O-TERRENO

TUDO O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE TRANSMISSÕES PARA A CONDUÇÃO TODO-O-TERRENO

Existem dois tipos de transmissão, automática e manual. Em muitas zonas da América do Norte, conduzir com  transmissão manual tornou-se uma arte perdida. Mas na maioria dos países em todo o mundo, esta situação é muito mais comum. Cada tipo de transmissão tem vantagens e desvantagens para  conduzir em todo-o- terreno. Sabe como podes utilizar cada transmissão da melhor forma.

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Por mais simples que possa parecer, a primeira coisa que precisas de saber é como engrenas a mudança no veículo. Certifica-te de que consegues identificar o seletor de mudanças no teu veículo. Nos veículos mais antigos, o seletor de velocidades pode estar localizado na coluna de direção, enquanto nos veículos mais recentes, costuma estar instalado na consola central. Pode parece que tens dois seletores de velocidades. Na realidade, o outro é a caixa de transferência, que permite acionar a transmissão às quatro rodas . As automáticas são mais fáceis de controlar porque deixas que a transmissão faça a maior parte do trabalho. Lembra-te, a solução não está na velocidade. Deixa que o veículo faça aquilo para que foi concebido.

D - O veículo vai percorrer todas as mudanças conforme necessário. Permite que atinjas velocidades elevadas com eficácia. Tipicamente adequado para condução em autoestrada.

2 - Mantém o veículo em segunda velocidade e eliminas inesperadas reduções e passagens de caixa.

1 - Limita o veículo à primeira mudança. Baixa a rotação do motor para disponibilizar o máximo binário. Utilizado para superar terrenos difíceis a baixa velocidade.

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UTILIZAR A TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

  • O travão-motor pode ficar limitado com as transmissões automáticas. Aciona o travão e o acelerador consoante o veículo acelera e abranda.
  • Reduzir para D1 ou D2 e utilizar  4WD As redutoras (ver sistemas de tração integral, página 24) devem permitir que o veículo supere os obstáculos com pouca ou nenhuma aceleração.
  • Usa as mudanças mais altas para subir. Desce nas mudanças mais baixas.
  • A utilização do botão de sobremultiplicação vai bloquear o veículo às mudanças mais altas. Isto é útil quando se percorrem encostas inclinadas e terreno difícil – bem como em situações de reboque na estrada.

VANTAGENS DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

  • Mais fácil de utilizar
  • Transição de potência suave
  • Menos esforço
  • Mais fácil para rebocar
  • Não desgasta a embraiagem
  • Maior adaptação à condução em tração integral

DESVANTAGENS DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

  • Ganha velocidade nas descidas inclinadas
  • Não pega de empurrão
  • Não permite manobra Parar-Arrancar
  • Despesas de reparação mais elevadas
  • Pode sobreaquecer em terreno acidentado

TRAVAGEM COM O PÉ ESQUERDO

Sim, quando a progressão fica mesmo
complicada, deves travar com o pé esquerdo. Isto permite aconchegar tanto o travão como o acelerador para controlares a velocidade em obstáculos difíceis. A não ser que a tua máquina todo-o-terreno venha equipada com controlo de tração para ajudar a controlar o travão e o acelerador, mexe esse pé esquerdo.

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO MANUAL

Se nunca conduziste um veículo com transmissão manual, é melhor não começares no todo-o-terreno. Certifica-te de que dominas as bases antes de saíres do alcatrão. Tens de conseguir controlar os três pedais e selecionar as mudanças com naturalidade, para te concentrares apenas nos vários desafios que os trilhos te vão apresentar.

VANTAGENS DA TRANSMISSÃO MANUAL

  • Descida controlada
  • Permite as manobras parar/arrancar/pegar de empurrão
  • Gera menos temperatura
  • Menos consumo de combustível
  • Manutenção mais simples/económica
  • Condutor controla o veículo

DESVANTAGENS DA TRANSMISSÃO MANUAL

  • Embraiagem pode sobreaquecer
  • Exige boa coordenação mãos/pés
  • Não é tão suave
  • Pode ser mais difícil abordar terrenos difíceis
  • Menos fácil de utilizar nos trilhos com as relações de transmissão axial

UTILIZAR A TUA TRANSMISSÃO MANUAL

  • Utiliza a embraiagem o menos possível. Caso contrário, além de perderes o embalo, também podes acabar por queimar a embraiagem.
  • Aciona a embraiagem apenas quando precisares de engrenar uma mudança; caso contrário, mantém o pé esquerdo no chão.
  • Não coloques o pé sobre o pedal de embraiagem, mesmo quando não estás a conduzir o veículo. O terreno difícil pode empurrar o teu pé contra o pedal e levar ao acionamento involuntário do pedal.
  • Limita-te à primeira e segunda velocidades quando percorres terrenos difíceis.
  • Nunca engrenes mudanças enquanto estás a abordar montes ou obstáculos. Podes ganhar velocidade nas descidas e perder nas subidas.
  • Se o carro se desligar ao passar um obstáculo, e o veículo permitir, roda a chave e liga o motor sem usares a embraiagem. O motor de arranque deve ajudar a superar o obstáculo.

ARRANCAR SEM EMBRAIAGEM
As  transmissões manuais modernas exigem que o condutor pressione a embraiagem para arrancar o veículo, o que se pode tornar-se complicado quando ficas parado sobre uma pedra. Alguns veículos são concebidos a pensar nos praticantes de  todo-o-terreno e disponibilizam um interruptor de bypass que permite ligar o motor com uma mudança engrenada, para que possas controlar o travão com um pé e o acelerador com o outro. Por vezes, o próprio motor de arranque pode retirar-te de uma situação complicada.
Consulta o teu manual do condutor para mais informações.

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